Janeiro Roxo: Mês de Enfrentamento da Hanseníase

Janeiro Roxo: Mês de Enfrentamento da Hanseníase

Janeiro Roxo é o nome da campanha mundial que busca informar a população sobre os riscos e sintomas da Hanseníase. Neste blog, você irá descobrir como identificar os sintomas desta doença.

O que é a Hanseníase?

A Hanseníase é uma doença crônica causada pela bactéria Mycobacterium leprae e pode afetar qualquer indivíduo. Os principais sinais incluem:

1- Presença de manchas esbranquiçadas;

2- Caroços avermelhados ou castanhos;

3- Dor, sensação de choque, fisgadas ao longo dos nervos dos braços e pernas;

4- Diminuição da força muscular das mãos, pés ou face.

Como é transmitida a doença?

A Hanseníase é transmitida por meio de gotículas de saliva eliminadas na fala, tosse e espirro, em contatos próximos e frequentes com doentes que ainda não iniciaram tratamento e estão em fases adiantadas da doença. Por isso todas as pessoas que convivem ou tiveram contato com o doente devem ser examinadas.

Como é realizado o diagnóstico da doença?

O diagnóstico da hanseníase é estabelecido por meio da avaliação clínica,  por meio do exame físico, no qual é realizada uma avaliação dermatoneurológica para detectar os sinais clínicos da doença.

O diagnóstico precoce é fundamental para evitar a transmissão e prevenir incapacidades físicas. Além disso, o tratamento adequado pode interromper a cadeia de transmissão da doença. Portanto, é essencial que a população esteja ciente dos sintomas e busque ajuda médica ao menor sinal de alteração na saúde.

Como é o tratamento da hanseníase?

De forma geral, a hanseníase tem cura. Porém, se o paciente não procurar cuidados médicos, a hanseníase pode resultar em sequelas permanentes. 

O tratamento da hanseníase envolve a administração de antibióticos que visam eliminar o bacilo responsável pela doença. Após o início do tratamento, a capacidade de transmitir a hanseníase para outras pessoas diminui significativamente em apenas alguns dias.

Fique ligado!

Em caso de suspeita de Hanseníase consulte o seu médico dermatologista, previna-se e espalhe a informação para amigos mais próximos!

Clique no botão “Converse com a gente” e agende a sua consulta dermatológica para uma avaliação detalhada! Confira outros conteúdos como este no nosso Blog!

Conte com médicos especialistas e com as mais modernas tecnologias.

Encontre o tratamento ideal para você!

Veja também!